terça-feira, 12 de abril de 2011

Wagner fecha "negócio da China"

O governador Jaques Wagner assina, nesta terça, em Pequim, China, um protocolo de intenções com a Chongqing Red Dragonfly Oil Co., de R$ 4 bilhões, para um parque industrial de esmagamento de soja e produção de derivados no município de Barreiras.
Os investimentos iniciais são de R$ 300 milhões e devem gerar 300 empregos diretos. Único governador a fazer parte da missão, Wagner viajou à China a convite da presidente Dilma Rousseff.
O presidente da empresa chinesa disse que o governador da Província de Chongqing virá à Bahia em maio para assinar um memorando de entendimento com o Governo do Estado. Ele foi atraído pelas condições naturais para produzir e os incentivos do governo baiano.
O grupo planeja implantar outros projetos industriais e de infraestrutura. O governador reiterou o interesse em agregar valor aos produtos baianos verticalizando as cadeias da soja, do algodão, dos minérios, em vez de apenas vender os produtos in natura.
“Eu creio que essa é minha obrigação para a Bahia continuar se desenvolvendo, crescendo e gerando empregos e oportunidades necessárias para que a nossa gente tenha, cada vez mais, uma vida melhor”.
No ano passado, a China passou os Estados Unidos como principal destino das exportações baianas. Os negócios com o gigante asiático mais que dobraram entre 2007 e 2010, alcançando no ano passado a soma de U$ 1,17 bilhão.
A Bahia vende principalmente soja e celulose aos chineses e importa monitores para computadores e aparelhos eletrônicos.